quinta-feira, 9 de julho de 2009

Introdução à Genética 01

Vamos então galera, entender um pouco dessa matéria tão complexa e que cai no vestibular com certeza...

Definição de Genética - área da Biologia que estuda a transmissão do material genético ao longo das gerações, a origem desse material e como ele atua.


Gregor Mendel Sec XIX

Foi um homem que contribuiu grandemente com seus estudos sobre a genética. Ele era um monge, e começou a realizar estudos com suas ervilhas cultivadas no mosteiro. O que ele descobriu foi que existiam fatores, que transmitiam características hereditárias, e que se encontravam nos gametas. Mas só no final do Sec XIX que 3 cientistas resolveram reconhecer os trabalhos de Mendel. Esses fatores que Mendel descobrir hoje em dia são chamados de Genes.


Thomas Hunt Morgan Sec XIX ao XX
Descobriu que os genes estão localizados nos cromossomos, o que comprovou as idéias de Mendel. Essa idéia foi chamada de Teoria Cromossômica da Herança que diz o seguinte:

Teoria Cromossômica da Herança - Nos cromossomos estão localizados os Genes, que são responsálveis por transmitir características hereditárias aos seres vivos.

Morgan e seus colaboradores disseram que os Genes estão em sequência dentro dos cromossomos, ou seja, estão como se fossem uma linha.

A Genética é uma área em plena expansão atualmente.

No início do Sec XX foram identificados os dois ácidos nucléicos, DNA e RNA. Nos procariontes e nos Eucariontes o material genético é DNA. Mas nos Virus podem haver qualquer um dos dois tipos de materiais genéticos.
Uma cadeia de ADN

Nenhum comentário: