quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O vocabulario

Estava lendo sobre o estudo linguistico e vi que uma pessoa comento dizendo que aprendeu cerca de 1000 palavras em Francês em apenas um mês de estudos. Isso deve-se a vários fatores, principalmente a transparência entre o vocabulário do Português e do Francês. As palavras são muito parecidas, por exemplo “tard” significa “tarde”, “confortable” significa “confortável”, “même” significa “mesmo”, etc. Isso acelerou muito a sua aquisição de vocabulário. Por outro lado, Japonês é um língua completamente diferente, não existem palavras transparente. Seria possível então aprender 1000 palavras em um mês? Sim, é possível. É possível porque nesse um mês de estudos de Francês, ele estudava apenas entre trinta minutos a uma hora por dia, não mais que isso. Nem mesmo useva um SRS. Simplesmente lia e escutava muito francês, e eventualmente revisava seu vocabulário.

Qualquer estudante que se dedique um pouco mais aos estudos pode aprender 1000 palavras por mês tranquilamente. E muita gente me pergunta: “Mas como????”. Não há mistérios quando ao aprendizado do vocabulário. De fato, aprender vocabulário é a coisa mais simples do mundo. Você aprende uma palavra, e mais uma, e mais outra, e segue em frente até chegar as 1000 palavras. Claro que você precisa de muito mais que 1000 palavras para entender uma língua. Eu diria que 10000 palavras seria um nível intermediário, 20000 ou mais seria o ideal. Obviamente, o problema aqui é que esquecemos facilmente muito do que aprendemos. É aí que entram os segredos, o “como aprender”. Não adianta pegar um lista de 1000 palavras e sair decorando uma por uma, pois logo você vai esquecer tudo isso. Alguns princípios são essenciais no aprendizado do vocabulário.

1. Leitura

Leitura é com certeza o modo mais importante e eficáz de se aprende vocabulário. Quanto mais você lê, mais vocabulário adquire. O interessante aqui é que não somente você aprende vocabulário, mas também melhora sua gramática e seu “feeling” para com o idioma. Porém, é preciso ler textos somente um pouco acima de seu nível no idioma, com um máximo de 30% de palavras desconhecidas. 20% seria o ideal. Isso significa que a cada 5 palavras, você não saberá uma. Ler um texto com 20% de palavras desconhecidas não exige nem mesmo um dicionário. Você pode ler sem o dicionário, e depois de várias leituras repetida as palavras desconhecidas começarão a fazer sentido. Porém, caso você queira usar um dicionário, vá em frente! Procure as palavras desconhecidas, anote as frases onde as palavras apareceram [lembre sempre de anotar as frases, nunca as palavras soltas, sem contexto algum] e estude essas frases. Um coisa importante é que a grande aquisição do vocabulário não vem das palavras que você não sabe, mas sim das que sabe. Cada vez que você lê um texto, além das palavras novas, você reforça, reaprende as palavras que já sabia, e isso também conta para sua aquisição de vocabulário.

2. Escuta

Escutar também é importante para a aquisição de vocabulário. Se você puder escutar o áudio dos textos que lê, melhor. A grande vantagem de estutar é que você pode fazer isso enquando faz outras coisas. Por exemplo, em quanto escrevo esse texto, vc pode escutar uma radio de Japones. Mesmo sem prestar muita atenção, isso ainda ajuda muito. Além de manter seu contado com o idioma, que é essencial para o aprendizado, você vai aprendendo e reaprendendo muitas palavras. Usando um mp3-player eu posso levar a língua para qualquer lugar, posso escutar enquanto caminho, enquanto estou no ônibus, enquanto almoço no restaurante universitário, etc. Além de tudo, você aprende não somente as palavras, mas também a pronúncia das mesmas.

3. Estudo sistemático do vocabulário: usando SRS

Além de muita leitura e escuta, o que pode aumentar em muito seu vocabulário é um estudo sistemático, basicamente usando um SRS. Eu sempre digo que você deve salvar palavras e frases que não entende. Mas o que fazer com elas? A resposta é simples: coloque tudo num SRS. SRS é um programa de memorização, que trabalha com simples flashcards de pergunta-resposta. Eu recomendo o Anki. Se você ler bastante, procure salvar o maior número possível de palavras e então crie cards para estas mesmas no Anki. A grande vantagem de usar um SRS é que você simplesmente não vai esquecer nada! Basta colocar as frases no Anki, e revisar todos os dias como manda o programa e… bingo! Você vai lembrar, sem mistérios. Como sempre, trabalhe com frases, nunca palavras soltas. Juntando muito leitura e escuta com um bom uso do Anki, você pode facilmente aprender 1000 palavras por mês.

Nenhum comentário: